Home / ATUALIDADES / Salmos 91

Salmos 91

Salmo 91, “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo”, reflete sobre um tema singular: A proteção de Deus sobre o justo. A confiança em Deus é como um escudo, que deflete todos os tipos de perigos.

O salmista descreve no Salmo 91 todos os perigos que estão presentes no mundo. Alguns são espirituais (o laço do passarinheiro), enquanto que outros são de origem física (a peste perniciosa).

Alguns podem ser de origem psicológica, podem estar somente na nossa psique, na nossa imaginação (o terror de noite), mas há perigos que são reais (a seta que voa de dia). Ainda há os que são inesperados (a peste que anda na escuridão), e há perigos que são impossíveis de evitar (mortandade que assola ao meio dia).

Mas, aqueles que colocam a sua confiança em Deus, promete a Sua Palavra, estão protegidos de todos eles. Qual seria a fonte dessa proteção divina especial? É preciso ter atenção a este Salmo, pois o seu texto vai para muito além do que se imagina.

aspas de abertura citaçãoAquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.

Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.    aspas de abertura citação

Salmo 91:1-16

ישֵׁב בְּסֵתֶר עֶלְיוֹן
בְּצֵל שַׁדַּי יִתְלוֹנָן
אמַר לַיהוָה מַחְסִי וּמְצוּדָתִי
אֱלהַי אֶבְטַח־בּוֹ

Yoshev beseter Elyon
betzel Shaday Yitlonan
Omar la’Adonay Machsi u’metzudati
Elohay evtach bo

salmo 91

Satanás usou a aparente ambivalência deste texto para tentar a Jesus:

“E disse-lhe: Se tu es o Filho de Deus, lanca-te de aqui abaixo; porque esta escrito: Que aos seus anjos dara ordens a teu respeito, E tomar-te-ao nas maos, Para que nunca tropeces com o teu pe em alguma pedra.” Mateus 4:6

Vamos primeiramente ler o Salmo 91 em português e também em hebraico. Logo após, apresentaremos algumas explicações muito valiosas para chegarmos o verdadeiro entendimento deste texto magnífico:

Seja Bacharel em Teologia! Curso completo e SEM MENSALIDADES!

A primeira palavra do Salmo 91 é יֹ֭שֵׁב yoshev – que tem em si o significado de “viver”, habitar de forma permanente.

Esconderijo do Altíssimo – סֵתֶר עֶלְיוֹן – é beseter Elyon em hebraico. Estudiosos do Antigo Testamento atribuem a autoria do Salmo 91 a Moisés. Os antigos sábios Judeus ensinam que Moisés escreveu este Salmo, enquanto se posicionava no “beseter Elyon”, lugar secreto do Altíssimo, no meio da הָֽעֲרָפֶ֔ל ha-araphel, nuvem espessa, descrita em Êxodo 24:18.

“E o povo estava em pe de longe. Moises, porem, se chegou a escuridao [הָֽעֲרָפֶ֔ל ha-araphel – nuvem espessa], onde Deus estava.” Exodo 20:21

O meio da “nuvem espessa” é um lugar de ocultação, como está escrito “As nuvens são esconderijo para ele, para que não veja; e passeia pelo circuito dos céus” Jó 22:14.

Beseter também possui um aspecto que significa “escondido”, “oculto”, sobre o qual nos falou o Apóstolo Paulo na sua carta aos Efésios, “E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo” Efésios 3:9.

E de acordo com Efésios 3:9, o esconderijo do Altíssimo é Jesus.

“Esconderijo” em hebraico bíblico – בְּסֵתֶר beseter, – significa “lugar secreto”. Altíssimo, aqui no Salmo 91 é referido pela palavra עֶלְיוֹן Elyon, que é um dos maiores nomes usados para Deus – El Elyon – o Deus Altíssimo.

A primeira vez que esse nome apareceu na Bíblia, foi na passagem do livro do Gênesis, quando o texto apresenta a figura misteriosa de מַלְכִּי צֶ֙דֶק֙ Malki Tzedek, Melquisedeque, em que a Torá o descreve como כֹהֵ֖ן לְאֵ֥ל עֶלְיֽוֹן kohen leEl Elyion, sacerdote do Deus Altíssimo.

Melquisedeque, rei de Salém [ שָׁלֵם shalem – paz], é o primeiro que a Torá chama de Kohen, Sacerdote, e de forma muito interessante, ele, nesta passagem, traz para Abraãoלֶ֣חֶם וָיָ֑יִן lechem vayayn, pão e vinho – justamente elementos que simbolizam a nossa salvação por meio do corpo e do sangue do nosso Senhor Jesus.

Jurou o Senhor, e nao se arrependera: tu es um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. Salmos 110:4

Melquisedeque era um מֶ֣לֶךְ שָׁלֵם melech shalem – rei da paz, e também um יֽוֹן kohen – Sacerdote, o que o qualifica como uma Teofania, uma revelação pré-encarnada do Messias. Yeshua, Jesus, é o Rei, príncipe da paz e Sacerdote eterno, pelo que foi oferecido como sacrifício eterno que nos traz o perdão dos pecados.

“Sem pai, sem mae, sem genealogia, nao tendo principio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.” Hebreus 7:3

.

salmo 91

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo!

Seja Bacharel em Teologia! Curso completo e SEM MENSALIDADES!

בְּצֵ֥ל btzel – sombra – também significa “abrigo”. Esta palavra é bem empregada na passagem em que dois anjos foram visitar Ló em Sodoma, e a sua casa foi cercada pelos homens da cidade que intencionavam fazer mal aos hóspedes angelicais de Ló.

Porém Ló pede para que os habitantes de Sodoma não fizessem mal aos seus hóspedes, pois segundo a Lei da hospitalidade do antigo oriente, Ló deveria dar proteção enquanto eles permanecessem no seu “abrigo” da sua casa. E é justamente isso que Ló diz em suas palavras: “somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra [בְּצֵ֥ל abrigo] do meu telhado” Gênesis 19:8.

Quando estamos no esconderijo do Altíssimo, somos Seus hóspedes, estamos na Sua בְּצֵ֥ל btzel, na Sua sombra, no seu abrigo e por isso gozamos da proteção da Sua Lei, e da Sua Palavra – a Palavra de Deus é Jesus.

“Guarda-me como a menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas” Salmos 17:8

Portanto, “Aquele que vive, que habita de forma permanente em Jesus, à sombra do Onipotente descansará – pois esta sombra é originada do próprio Jesus, que com suas asas estendidas nos protege do sol e das intempéries deste mundo, assim como uma galinha protege os seus pintinhos.

“quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu nao quiseste!” Mateus 23:37

Descansará, aqui é a palavra יִתְלוֹנָֽן yitlonan que quer dizer “passar a noite”, no sentido de dormir e acordar, que nos remete para a morte e ressurreição dos justos.

“Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim tambem aos que em Jesus dormem, Deus os tornara a trazer com ele.” 1 Tessalonicenses 4:14

Jesus foi o primeiro a vencer a morte, e prometeu que aqueles que Nele cressem, ainda que morram, viverão.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreicao e a vida; quem cre em mim, ainda que esteja morto, vivera” Joao 11:25

Porém aqueles que não confiam em Jesus, não poderão entrar neste descanso, e ficarão perdidos para sempre.

“E outra vez neste lugar: Nao entrarao no meu repouso. Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas nao entraram por causa da desobediencia” Hebreus 4:5-6

“Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguem caia no mesmo exemplo de desobediencia” Hebreus 4:11

salmo91

O verso 2 do Salmo 91, “Direi do Senhor”, começa com a palavra אֹמַ֗ר omar que quer dizer “eu contarei”, no sentido de “darei testemunho”,

“Torna para tua casa, e conta quao grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quao grandes coisas Jesus lhe tinha feito.” Lucas 8:39

“Ele é o meu Deus” , com a palavra אֱ֝לֹהַ֗י Elohay, “meu Deus”, trazendo o sentimento de orgulho por poder dizer que temos um Deus que é “nosso”, que é o verdadeiro e único o onipotente שַׁ֝דַּ֗י Shadday.

“Meu refúgio” – מַ֝חְסִ֗י machsi – também significa “confiança”, a nossa confiança está naquele que é a nossa וּמְצֻדָתִ֖י umetsudaty – fortaleza, castelo forte, e por isso “Nele confiarei”.

[product_category per_page=”4″ columns=”4″ orderby=”” order=”” category=”capacitacao-eclesiastica”]

About Gamaliel

Check Also

Militantes LGBTs vandalizam igrejas e pedem que cristãos sejam crucificados, na Austrália

Militantes LGBTs vandalizam igrejas e pedem que cristãos sejam crucificados, na Austrália Várias igrejas na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: