Plano de Ação – 4 Fases da célula que todo líder deveria saber

0
171

O Sonho de todo líder é multiplicar a sua célula e se você nunca ouviu falar do “plano de ação para multiplicar a sua célula” este conteúdo pode literalmente levar sua célula e sua liderança para outro nível.

Todo líder de célula é um semeador, e toda multiplicação é fruto de uma semeadura, a maneira como semeamos determina a quantidade e a qualidade dos frutos.

Só quem está na liderança sabe o desafio que tem pela frente. Muita das vezes nos encontramos investindo tempo e finanças na obra do Senhor Jesus Cristo, mas as coisas não saem como previsto. As vezes, não conseguimos avançar com o propósito que Deus colocou em nossos corações.

O que eu quero dizer com isso?

O objetivo aqui é explicar com detalhes como vencer as barreiras, e ainda darei a chave para romper cada fase da sua célula, assim chegará ao tão esperado momento da multiplicação da célula. Se você deseja multiplicar, está no lugar certo =)

Fomos escolhidos para frutificar, porém uma árvore só frutifica se primeiramente for plantada em uma terra boa. Portanto antes de edificar a árvore, precisamos cuidar da terra e deixá-la descansar para o tempo de plantio, chamamos isso de comunhão.

Após o tempo de descanso da terra, vem o tempo de semear e regar e então a árvore começa a ser edificada, depois disso, os frutos começam a nascer. Dai então vem o tempo de colher os frutos, e iniciar um novo ciclo, chamamos isso de edificação e evangelismo.

Mas existe um detalhe a ser percebido durante o plantio de uma árvore, se cada um desses períodos forem maiores ou menores do tempo adequado, isso prejudicará na colheita dos frutos, exemplo: se a terra descansar demais, naturalmente será afetada pelas condições climáticas e afetará na germinação da semente plantada, se a semente for plantada e não for regada, irá morrer, mas se for regada em demasia poderá gerar uma arvore carente de nutrientes, e isso prejudicará os frutos, fazendo com que eles venham a nascer impróprios para o consumo.

Também se um fruto for gerado, e a colheita demorar a ser feita, ele pode apodrecer e ou sofrer ataques de pragas e pássaros ao redor.

Em nossas células também temos o tempo de deixar a terra descansar, semear e regar, frutificar e colher os frutos, todas essas etapas são nomeadas da seguinte maneira: Comunhão, Edificação, Evangelismo e Multiplicação.

Toda fase tem o seu tempo de inicio e final. Se apesar de conhecer estes termos, mas não tem feito nada de diferente para estas fases, tem sempre feito a mesma coisa em todas elas, deixa eu te falar, você está no lugar certo e sua célula nunca mais será a mesma. Veja como:

É necessário planejar as fases da sua célula. Principalmente os momentos como: quebra-gelo, louvores, palavras de oferta, momentos de comunhão e eventos ponte, ambos devem ser adequados a cada fase.

Isso é possível através de um plano de ação. Caso eu te perguntasse, qual a data que começou sua fase de comunhão, e quando ela termina?

Qual a data que começou sua fase de edificação e quando ela termina? E assim por diante, talvez você saberia responder somente a respeito da data de multiplicação, mas quero te levar a além, a um padrão elevado onde definirá as datas para cada fase e compartilhará com a sua célula, podendo assim planejar a vida da célula e alcançar resultados extraordinários.

plano-foto

Normalmente temos o alvo, o nosso alvo é a data de multiplicação, porém precisamos saber como chegar lá, pra isso devemos fazer e o plano de ação da célula definindo cada fase.

Saiba tudo do plano de ação no tutorial que preparei para você

1 – Preencha com as principais informações da sua célula.

plano-topo

2 – Aqui você definirá as datas de inicio e termino de cada fase, aconselho você definir 2 meses para cada fase, com exceção da multiplicação que será apenas um mês, tempo necessário para a celebração.

plano-topo2

3- O Calendário servirá como apoio para notificar e acompanhar se tudo o que foi planejado foi colocado em prática. Na semana em que você cumpriu conforme planejado você coloca um X, assim saberá se seguiu a risca aquilo que o Senhor lhe direcionou.

plano-lateral

4 – Aqui é o plano de orientação em relação ao Alvo, desafio e prática, tudo resumido num só lugar para facilitar o plano de voo e tornar conhecido por todos da célula.

plano-rodape

Assim conseguirá determinar cada fase da sua célula, começo, meio e fim, trabalhará direcionado pelo Espírito Santo de Deus. Assim fica fácil direcionar a sua célula em cada alvo referente a cada fase em que a célula vai passar, todos passarão a viver juntos na mesma direção.

Deus é a base para o crescimento, a dependência de Deus é a chave da multiplicação, e quando nos colocamos a disposição do Espirito Santo a obra se torna tamanha.

Vou fazer agora uma introdução das 4 fases da célula, e seu entendimento quanto a elas é de extrema importância para colocar o plano de ação em prática. Fui direcionado a checar algumas células que não estavam rompendo e talvez seja seu caso e por isso esteja aqui, quando chequei os lideres tive clareza de que eles precisavam conhecer e planejar as fases da célula o quanto antes para conseguirem os resultado para o qual estão investindo nos santos. A primeira coisa é saber se sua célula está em perfeito funcionamento. Agora eu te pergunto, sua célula está em perfeito funcionamento? Você sabe o que exatamente deve avaliar para responder esta pergunta? É justamente disso que iremos falar a seguir. Vem comigo rs

As 4 fases da Célula

Comunhão/Integração

Primeira fase: Comunhão/Integração, na lavoura é momento de deixar a terra descansar, não é o momento de trabalhar, descanso é energia. É juntar os materiais do pátio, e na sua célula é momento de comunhão, saiam juntos divirta-se, conheça uns aos outros, ganhem o coração, em todo o tempo fale de Cristo e somos edificados, mas agora é tempo de ser “UM” ter tudo em comum.

Consolidação/Edificação

Segunda fase: Edificação/Treinamento, agora é o momento de começar a trabalhar nos materiais, entortar o ferro, trabalhar na areia, na terra, colocar os tijolos um sobre o outro, fazer o fundamento, é o momento na lavoura cavar a terra, tirar a pedra, pegar a madeira, fazer os buracos, colocar as sementes e ir regando e cuidando, nesta fase é momento de treinamento, vamos visitar cada um, preocupar com o anjo da guarda, gerando Cristo em todos, é momento de fazermos as vigílias pelas células, é momento de fazermos reuniões de orações todas as sexta-feira, fazermos as micro-células, ativar as micro-células, ativarmos o compartilhamento da palavra e tonar alguém edificado.

Evangelismo

Terceira fase: Evangelismo, a casa construída chamem os filhinhos para dentro da casa, cada membro edificado todos vão querer que outros desfrutem, foi assim que Deus fez, sua gloria eterna, seu estilo de vida, chamou outros como nós para participarmos disso, a célula edificada vai querer trazer outros também para fazer parte desta comunhão. Nesta fase é o momento da lavoura, é momento da colheita, todos querem estar envolvidos, todos vão colher os frutos.

Multiplicação

Quarta fase: Multiplicação, é o momento de efetivarmos aquilo que já veio acontecendo desde a fase da edificação, os novos anfitriões, os novos líderes, é o momento de olharmos para a planta, e almejarmos expandir o reino, uma nova casa, um novo líder, novos bairros, ganhando assim toda a cidade para Cristo.

O conhecimento a respeito das 4 fases são de extrema importância. Agora que já checou o funcionamento da sua célula  em relação as fases podemos seguir. Ahh mas antes quero destacar algo importante, apesar das células possuírem fases e os lideres notificarem estas fases nos relatórios, o que percebi é justamente isso, independente da fase da célula o líder estava seguindo sempre da mesma forma, com o mesmo padrão: Quebra-gelo, louvor, oferta, compartilhamento da palavra, momento de fé, e lanche. Porém aquele que estava na fase da comunhão não estava fazendo nada a respeito, como por exemplo: Dinâmicas voltadas para comunhão, dinâmicas que poderiam gerar: Conhecimento>intimidade>amor, seguiam tudo a deus dará, e o mesmo acontecia com a palavra de oferta, comunhão e rotina da célula. Neste artigo vou te ensinar a fazer de maneira correta e a aplicar o plano de ação.

Deus abençoe sua vida, que o Espírito Santo resplandeça seus caminhos e que venhamos dar passos de vitória na presença do Rei.

Até que nada mais importe, além de salvar o perdido.

Até a próxima, nos vemos em breve.

Um grande abraço.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here